quinta-feira, 9 de julho de 2020

Massagem nas mãos para aliviar tensões e curar o corpo - As 10 Maravilhas

As 10 Maravilhas do Tai Chi

1a. Bater IG4 c IG4 (ho ku) 36 Vezes.
    Ajuda a prevenir derrame e qualquer problema a nível de cabeça, inclusive bloqueios de visão.

2a. Virar a faca da mão e bater dedo mínimo c/ dedo mínimo (ID c/ ID) 36 Vezes.
   Previne e alivia tensões e degenerações da cervical.

3a. Bater punhos (C7 e CS7) 36 Vezes.
   Para aliviar tensões do Coração.

4a. Bater o dorso dos punhos (TA4 c/ TA4) 18 Vezes e inverter as mãos.
   Fortalece os Rins e previne Diabetes.

5a. Bater encaixando os ho ku - polegar com polegar 18 Vezes e inverter as mãos.
   Para fortalecimento geral e formigamento.

6a. Bater encaixando os 4 dedos restantes 36 Vezes.
   Para os olhos, ouvidos, tonturas.

7a. Bater ossinhos da junta dos dedos com a mão, no laogum da outra (Palácio do Trabalho ou do Cansaço: laogum - no centro da mão).
   Tirar o cansaço e restabelecer o pericárdio.

8a. Inverter as mãos.

9a. Lóbulos da orelha e Aquecer toda a orelha.
   Estimular o metabolismo e aquecer o corpo.

10a. Saliva nas mãos.
   Friccionar as mãos até esquentar; levar as mãos em concha para os olhos, não permitindo a luz e movimentá-los.



#10Maravilhas #taichi #taichipailin

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Os Três Pilares do Reiki

1. Meditação Gassho, colocamo-nos em estado de meditação, neste caso, a energia Reiki. A Meditação Gassho praticada diariamente, podendo ser feita antes do tratamento e durante o Reiji, que também é realizado com as mãos postas diante do peito. Ela ajuda o coração a entrar em sintonia com o tratamento, também nos ensina a associar a postura das mãos postas diante do peito com a meditação. Quando juntamos as mãos e fechamos os olhos, entramos automaticamente em estado de meditação.


2. O Reiji só pode ser praticado eficazmente quando o ego, por meio da meditação, fica “desligado” temporariamente. À primeira vista, o Reiji parece um ato intencional, mas na realidade nós nos devotamos à energia Reiki com o Reiji. E devoção não tem objetivo. A atitude espiritual no Reiji é: seja feita a Vossa vontade. Afinal, não somos nós que realizamos a cura; na melhor das hipóteses, ela acontece por nosso intermédio.
   Um breve ritual antes do tratamento pode ser muito útil. Lave as mãos em água corrente, fria, e enxágue rapidamente a boca. Na sala de tratamento, sente-se ou fique de pé na postura Gassho. Feche os olhos e deixe de lado as preocupações, pensamentos e sensações. Passe então para o Reiji. 

3. Depois de começar a meditação Chiryo, você não precisa mais se preocupar com a cura nem com  qualquer outro objetivo do tratamento.

#ostrêspilaresdoreiki #gassho #reiji-ho #chiryo

Manual do Dr. Mikao Usui – Frank A. Petter – Ed. Pensamento

Chiryo - Os Três Pilares do Reiki




Chiryo – Os Três Pilares do Reiki

   Chiryo significa “tratamento”. No tempo do Dr. Usui, o tratamento era dado ao modo japonês. O paciente deitava-se no chão, num colchonete ou num tatame (esteira de palha). 

- O praticante ajoelhava-se perto do cliente.

- O praticante põe sua mão dominante sobre o chacra da coroa do cliente e espera até que haja um impulso ou inspiração, que é então seguida pela mão.

- Durante o tratamento, o praticante dá liberdade às mãos e as mantém sobre as áreas doloridas do corpo até que a dor desapareça e procurem uma nova área para tratar.

   O Dr. Usui utilizava muitas técnicas de tratamento.


#chiryo #reiki #mikaousui


Manual de Reiki Dr. Mikao Usui – Frank A. Petter – Ed. Pensamento

Reiji-Ho - Os Três Pilares do Reiki




Reiji significa “indicação da energia Reiki”. Ho significa “métodos”. Reiji-Ho constitui-se de três breves rituais que são realizados antes de cada tratamento:

- Junte as mãos diante do peito, na postura Gassho, e feche os olhos. Em seguida, entre em sintonia com a energia Reiki. É muito simples, peça a energia Reiki que flua através de você. Em alguns segundos, ela se manifestará.

- Peça pela recuperação do paciente em todos os níveis. Entregue os termos recuperação e saúde aos cuidados da energia Reiki e torne-se instrumento dela.

- Leve as mãos postas para junto do terceiro olho e peça ao poder do Reiki que guie suas mãos para os pontos onde a energia é necessária.


Suas mãos sabem o que está acontecendo, por isso, aprenda a confiar nelas. Talvez alguns pensem que a intuição é algo que precisa ser aprendido e desenvolvido. A realidade, porém, é bem outra: todos somos basicamente intuitivos. Apenas precisamos aprender a ouvir a inspiração que já está presente e “traduzi-la” corretamente. Procure envolver-se com todo o seu coração sempre que o praticar, como se fosse sempre a primeira vez. Os componentes mais importantes aqui envolvidos são o amor e atenção. Esses dois atributos mostrarão a seu cliente e a você o caminho da cura e do bem-estar.


Manual de Reiki Dr. Mikao Usui – Frank A. Petter – Ed. Pensamento


Gassho - Os Três Pilares do Reiki



                                                       Gassho – Os Três Pilares do Reiki

   Gassho é uma palavra japonesa que significa "duas mãos juntas". Esta posição é conhecida no Ocidente como posição de oração. Nas práticas do Reiki, consiste em colocar as mãos com as palmas unidas, junto ao chakra do coração, com os polegares a tocarem o centro do peito, duma forma relaxada e com os olhos fechados. Antes de começar um tratamento, o praticante concentra a atenção no ponto onde ambos os dedos médios se tocam para ajudar a esquecer o mundo que o rodeia e servir de "fio condutor' da energia.

Os Princípios do Reiki são ditos mentalmente e fazem-se ecoar por todo o corpo: Só por hoje seja calmo, seja paciente, seja grato, seja dedicado e seja bondoso para todos os seres.

Na meditação Gassho podemos ouvir tudo o que se passa à nossa volta, todos os ruídos; tudo faz parte da meditação, incluindo os nossos próprios pensamentos; não os rejeitando ou julgando mas aceitando-os e observando-os como parte do processo da meditação. Se por acaso, em algum instante, nos distraímos da meditação, voltamos à focalização do contacto dos dedos médios, da mesma forma como começamos, não com um sentimento de obrigação mas de extrema gratidão. 
Deve-se respirar sempre duma forma relaxada e natural, não sendo necessário qualquer técnica específica, mas mantendo as costas direitas. Se quiser, coloque a ponta da língua no palato mole. Esta colocação da língua não é necessária mas é seguida em algumas tradições como coadjuvante do processo. Se os braços ficarem pesados, deixe as mãos repousarem suavemente sobre o colo, mantendo a união dos dois dedos médios. Várias coisas podem acontecer durante a meditação: as mãos podem ficar muitos quentes, assim como a coluna vertebral, ou podem ser sentidas diversos tons de plasma com os olhos fechados, nas mais diversas cores. Quando terminar mantenha-se alguns minutos no seu estado natural.

Gokai - Os cinco princípios do Reiki

   Mikao Usui era monge budista e vivia dentro dos preceitos desta filosofia. Após descobrir os caminhos que levaram ao Reiki, estabeleceu cinco princípios, que podemos dizer, seja uma filosofia de vida para todos que desejam usar e usufruir do Reiki.


   Estes princípios emanam naturalmente das pessoas, porém não damos vazão a eles como deveríamos. Tentar viver levando-o em consideração, nos ajuda a encontrar essa naturalidade, e não viola nenhuma religião ou ética. Os princípios do Reiki ajudam também no processo de crescimento acelerado que a sintonizaçãoda energia acarreta, trazendo-os à memória em determinadas situações ou quando realizamos um autotratamento.

Essas regras de conduta são um fundamento ético para a prática do Reiki, possuem traduções e interpretações diferentes. Siga aquela que mais se identifica, afinal todas levam você em direção a elevação. Segue a tradução que adotamos. 


GOKAI - 五戒 - CINCO PRINCÍPIOS

Kyo dake wa: - 今日丈けは - Somente hoje:
Ikaru-na, - 怒るな – Seja calmo,
Shinpai suna, - 心配すな - Seja paciente,
Kansha shite, - 感謝して - Seja grato,
Gyo o hage me, - 業をはけめ - Seja dedicado,
Hito ni shinsetsu ni. - 人に親切に - Seja bondoso e gentil.

Veja as instruções no original Usui Gainen

Arte misteriosa de convidar a felicidade, ou medicina espiritual para todos os males.
Somente hoje:
Seja Calmo,
Seja Paciente,
Seja Grato,
Seja Dedicado,
Seja Bondoso.

De manhã e à noite, sente-se na posição Gassho e repita estas palavras em voz alta e dentro do seu coração.

Para a melhoria da mente e do corpo.

Usui Reiki Ryoho.
O fundador,
Mikao Usui.



Reiki Harmonia Universal - Joel Cardoso - Ed. Tipo

quarta-feira, 1 de julho de 2020

O Fogo do Reiki - Tudo é energia - Frank Arjava Petter

   Na introdução do livro “O Fogo de Reiki”, Frank Arjava Petter, dá a sua opinião pessoal sobre o REIKI; até agora a mais próxima de tudo que pode ser essa prática maravilhosa, no nosso entender:

“...

  Segundo a filosofia hindu, tibetana e chinesa, e agora também a ciência moderna, estamos rodeados por um universo incrivelmente vivo que está cheio de energia. Recentemente, os cientistas  têm demonstrado que o que poderia ser considerado como matéria ‘sólida’, de fato consiste em partículas de energia que se movem a uma grande velocidade. A solidez é uma ilusão causada pela limitação da nossa percepção. Tudo é energia e, portanto, vive e é receptor de energia.

   Ainda que estejamos flutuando nesta piscina de energia refrescante e doadora de vida durante as 24 horas do dia, temos duvidado de sua presença e já não podemos captar seus efeitos positivos na nossa saúde física e psicológica. Talvez, seja mais fácil uma descrição do REIKI estabelecendo o que não é: não é teu nem meu, não é velho nem jovem e nem bom nem mau.

   É evolução cósmica, e é como um útero que nos envolve. A iniciação REIKI não te converte, necessariamente, em um grande curador, em um rico comerciante ou em um ser luminoso. Simplesmente extrai o melhor de ti, e te mostra quais são as partes de tua vida que não estão integradas.



   REIKI também revela o caminho para o relaxamento, que é tão importante em nossas vidas atarefadas. Sem ele, esquecemos o que é realmente precioso em cada momento de nossa fugaz existência. Tecnicamente falando, REIKI é um dos muitos métodos que fazem parte da família chinesa do Qigong (Chi Kung) e são usados para ativar, harmonizar e reconectar o ser com a energia universal. Tem suas raízes no antigo budismo/shintoísmo, mas difere das correntes comuns num ponto central: a energia é transferida ou tornada disponível ao estudante mediante a iniciação, não através de anos de prolongadas práticas. Pode-se chamar de o Qigong prazeroso.

   Qualquer um pode converter-se em um canal REIKI em um ou dois dias. Não é necessário habilidades, preparativos especiais ou estudos. É nosso direito de nascimento. Uma vez iniciada em REIKI, uma pessoa segue sendo um canal REIKI durante toda a sua vida, ainda que não o use. Por outro lado, a prática diária aprofunda a compreensão da energia vital e também ajuda a se tornar um canal claro para ela. Não é ligado a nenhuma filosofia, nem religião, é pura energia! O tratamento REIKI é seguro em qualquer situação, independentemente da enfermidade ou mal estar porém não é um substituto do cuidado médico profissional. REIKI pode ser facilmente combinado com a medicina ortodoxa, assim como a cura alternativa ou métodos de relaxamento. Já é hora dos métodos de cura ortodoxos e alternativos trabalharem em conjunto, em vez de se rivalizarem entre si.

#energiacosmica #reiki #qigong 

O Ideograma do Reiki


   Reiki é um ideograma de origem japonesa que tem várias leituras, segundo o contexto de símbolos e ideogramas em que se encontra.


   
   Lido literalmente, podemos dizer que significa CHUVA MARAVILHOSA de Energia Vital ou CHUVA MILAGROSA que dá Vida, porém é mais que isto.

   Em alguns casos, este ideograma encontra-se reforçado por pequenas formas que representam grãos de arroz, como símbolo de vida. É a ideia de algo que vem do cosmos e que, em seu encontro com a terra, produz o milagre da vida.

   Leia detidamente e trate de Sentir em você esta ideia, Chuva Maravilhosa que produz o milagre da vida. Trata-se de Sentir e não de Pensar.

   Sinta você as seguintes idéias: Prana, Mana, Energia Bioplasmática, Sopro de Vida, Energia Universal Vital, Energia Cósmica, Chuva Milagrosa, etc….

   A conjunção Rei e Ki do ideograma dá toda uma ideia de pertinência e de ida e volta, algo assim como a comunhão entre uma energia superior com uma mais terrena, porém que se pertencem mutuamente.

Reiki para todos – Roberto King – Ed. Nova Era

#reiki #energiacosmica #ideogramadoreiki

O KI A energia que dá vida

   Ki é uma palavra de origem japonesa que se refere à Energia Vital que todos os seres vivos possuem. Na Índia fala-se de Prana quando se refere à própria força que se encontra em todos nós. Essa energia é captada de diversas maneiras. 

   Uma das técnicas é o Pranayama, baseada na respiração. Inicialmente, se realiza a exalação completa que promove uma troca de ar dos pulmões. A seguir, regulam-se a inalação e a exalação conseguindo-se, no primeiro caso, maior energia e, no segundo, um efeito sedativo. Podemos também absorver ainda o Prana que existe nos alimentos naturais, através das papilas gustativas. 

   Os chineses falam de Chi. O segredo da circulação do Chi foi transmitido durante milhares de anos. Chi é a força primordial de vida. É o contínuo fluir da energia que une os diferentes tecidos, órgãos, funções cerebrais, forma um todo unificado, uma pessoa, e funciona, por uma vez, unindo a pessoa com tudo à sua volta.



   Desde o momento em que nascemos, a energia se divide entre partes frias e as quentes do corpo. Existem dois tipos de energia, Yin e Yang. A energia Yin esta relacionada com o feminino, o frio, a passividade, e a Yang está exemplifica o calor, com o masculino e a atividade.

   Com estresse em nossa vida perdemos o equilíbrio entre o Yin e Yang, prejudicando nossa circulação de energia vital no corpo. A acupuntura, que foi a maneira como os chineses lograram o equilíbrio do fluxo do Chi, era utilizada no começo como forma de medicina preventiva. Os melhores médicos da China eram aqueles que evitavam, acima de tudo, que seus pacientes adoecessem.

   O Sistema Usui de Harmonização Natural permite canalizar e transmitir esta Energia através de suas mãos, equilibrando os canais e liberando a circulação do Ki.

Reiki para todos – Roberto King – Ed. Nova Era

Hawayo Takata cura-se de um tumor e leva o Reiki para o mundo


Hawayo Takata (1900-1980)

   No ano de 1900, na ilha havaiana de Kawai, arquipélago anexado em 1898 ao território dos Estados Unidos, um casal de imigrantes japoneses decidiu homenagear a nova terra, que o havia recebido, colocando em sua filha recém-nascida o nome Hawayo.

   Filha de pais camponeses, ambos trabalhadores incansáveis, Hawayo não foi favorecida com uma estrutura física tão forte como a de seus pais. A criança contava com entusiasmo e grande força de vontade, porém, ainda assim, somente conseguia cumprir com sua tarefa diária. Era pequena e débil de modo que, ao terminar aquele verão de trabalho no campo, Hawayo, olhando suas frágeis mãos, pediu a Deus que lhe permitisse fazer algum outro trabalho com aquelas mãoszinhas tão pouco adequadas aos trabalhos agrários.

   Seus pais, ao se inteirarem das dificuldades, conseguiram que o sacerdote, que dirigia a escola religiosa do povoado, a admitisse ali para estudar. Em troca, ensinaria aos alunos do primeiro grau e executaria algumas tarefas menores na escola onde, devido à distância de sua casa, deveria viver daí em diante.

   No ano de 1914 ainda no albergue começou a trabalhar como vendedora em um negócio de Lihue e durante os fins de semana, trabalhou num restaurante na mesma localidade. Isto permitiu ter maiores ganhos e continuar seus estudos, aos quais acrescentou aulas diárias de japonês.

   Ofereceram-lhe um trabalho em uma residência familiar, com consentimento de seus pais deixou a escola, e ali permaneceu por vinte anos chegando a governanta da casa. Hawayo se casou com Saichi Takata, que era contador da residência, e deste casamento nasceram duas filhas. Em 1930 Hawayo enviuvou ficando as duas filhas pequenas a seu encargo. Trabalhou muito durante os anos seguintes, no intento de atender as suas filhas e lhes dar uma vida e uma educação dignas. Neste período morre uma de suas irmãs, agora encontrando-se sozinha no Hawaí, já que seus pais tinha viajado para sua terra natal o Japão.


   Em 1935, decidiu viajar ao Japão, acompanhada de suas duas filhas e de sua cunhada, levando as cinzas de seu marido, com o propósito de fazer um ritual no templo budista de Obtani. Tendo feito isso, como sofria de problemas respiratórios e fortes dores abdominais que a impediam de caminhar erguida, internou-se, por insistência de seus familiares, na clínica particular do Dr. Maeda para fazer exames e submeter-se às operações que os médicos recomendassem. Hawayo Takata tinha um tumor, cálculos biliares e, aparentemente, uma inflamação aguda no apêndice.

   Pronta já para a internação, enquanto na sala de operações se manipulava o material cirúrgico, Takata ouviu uma voz que lhe disse que as operações não seriam necessárias. Surpresa, abriu os olhos e observou.

   Ao perceber que ninguém lhe havia falado, decidiu confiar naquela voz e se negou a ser operada insistindo que deveria haver outra solução para seus problemas. A irmã do Dr. Maeda, nutricionista, facilitou-lhe a internação na clínica de Reiki dirigida pelo Dr. Chujiro Hayashi. Removida para Tóquio, começou a receber, dos assistentes do Dr. Hayashi, duas sessões por dia durante o trancurso de dois meses.

   As dores começaram a diminuir paulatinamente e ela se sentiu bem disposta e com saúde. Eliminou os cálculos biliares e, aos seis meses, estava restabelecida, com uma grande curiosidade de saber, com exatidão, em que consistia aquela técnica extraordinária.

   Determinada a conhecer mais, falou com o próprio Dr Hayashi, e lhe disse que queria aprender a técnica e lavá-la ao Ocidente. Relutante em passar os conhecimentos de Reiki a uma mulher educada no Ocidente, a quem apenas conhecia, Hayashi, após meditar muito e recorrendo à sua grande abertura às novas ideias, aceitou iniciá-la no primeiro grau.

   A Sra. Takata permaneceu na clínica trabalhando com os conhecimentos do primeiro nível e, em pouco tempo, ascendeu ao segundo nível. Em 1937, Hawayo Takata voltou a sua terra natal, com a experiência obtida em quase dois anos de intensos trabalhos na aplicação da técnica. 

    Algum tempo depois, Hayashi e sua filha visitaram o Havaí e, trabalharam para restabelecer o Reiki em Honollu. Em 1938, durante a reunião de despedida por seu regresso ao Japão, Hayashi anuncia, publicamente, que Takata era já uma Mestra e a autorizava a transmitir a técnica. 

   Em dezembro do mesmo ano, visitou Kamuela, a maior ilha do Havaí, e ali pôs a prova a utilização da sua técnica, com dois enfermos que deveriam ser operados num prazo de poucos meses. Takata tratou-os com Reiki e, em um lapso medianamente curtos, os enfermos que deveriam se recuperaram e as cirurgias previstas foram canceladas. Daqui em diante Takata iniciou numerosos alunos no primeiro nível de Reiki. 
 
   Em 1939, já contava com uma grande casa onde, além de instalar toda sua família, podia dispor de espaço para fazer seus tratamentos. Em 1940, por causa de um sonho onde viu o Mestre Hayashi vestido de quimono de seda branca, viaja ao Japão. Hayashi, surpreendeu-se ao vê-la, disse-lhe: “contudo não a esperava” e a enviou a Kioto para estudar hidroterapia. 



   Em 1941, Takata recebeu a notícia de que Hayashi encontrava-se na cidade de Atami, prestes a realizar sua transição. Em companhia da família Hayashi, lhes disse que sua transição ocorreria ao redor de uma ou uma e vinte da tarde daquele mesmo dia. Naquele momento, nomeou Hawayo Takata como sua continuadora e Grã-Mestra.

   À uma da tarde, o Dr. Chujiro Hayashi entrou na sala onde estavam todos reunidos, vestia o mesmo quimono que ela vira no sonho, anunciou a todos, então, a ruptura de uma artéria; algum tempo após, sua transição, a Grande Viagem, aconteceu tal como anunciara. 

   Hawayo Takata, nomeada sucessora do Mestre e herdeira da clínica de Hayashi em Tóquio, permaneceu ali por um tempo e, finalmente regressa ao Havaí com sua família. Durante trinta anos, Hawayo Takata permaneceu em Honolulu transmitindo seus conhecimentos e , em 1973, levou seus ensinamentos de Reiki ao estado de Washington, difundindo-os, mais tarde, em outros estados.

   Foi nesta etapa de intensa atividade que a Grã-Mestra, decidiu treinar alguns de seus alunos com o propsito´de substituí-la. Em 1973 e 1980, pouco antes de entrar em estado de transição, fundou a Associação America Internacional de Reiki (AIRA), e deixou 22 Mestres com iguais responsabilidades.    

Reiki para todos – Roberto King – Ed. Nova Era

#reiki #hawayotakata #enegiacósmica

O Poder do Jejum

 O PODER DO JEJUM JEJUM . (Do lat. jejunu, adj. que tomou o lugar do subst. jejuniu.) 1. Abstinência ou abstenção total ou parcial de alimen...