Ki é uma palavra de origem japonesa que se refere à Energia Vital que todos os seres vivos possuem. Na Índia fala-se de Prana quando se refere à própria força que se encontra em todos nós. Essa energia é captada de diversas maneiras.
Uma das técnicas é o Pranayama, baseada na respiração. Inicialmente, se realiza a exalação completa que promove uma troca de ar dos pulmões. A seguir, regulam-se a inalação e a exalação conseguindo-se, no primeiro caso, maior energia e, no segundo, um efeito sedativo. Podemos também absorver ainda o Prana que existe nos alimentos naturais, através das papilas gustativas.
Os chineses falam de Chi. O segredo da circulação do Chi foi transmitido durante milhares de anos. Chi é a força primordial de vida. É o contínuo fluir da energia que une os diferentes tecidos, órgãos, funções cerebrais, forma um todo unificado, uma pessoa, e funciona, por uma vez, unindo a pessoa com tudo à sua volta.
Desde o momento em que nascemos, a energia se divide entre partes frias e as quentes do corpo. Existem dois tipos de energia, Yin e Yang. A energia Yin esta relacionada com o feminino, o frio, a passividade, e a Yang está exemplifica o calor, com o masculino e a atividade.
Com estresse em nossa vida perdemos o equilíbrio entre o Yin e Yang, prejudicando nossa circulação de energia vital no corpo. A acupuntura, que foi a maneira como os chineses lograram o equilíbrio do fluxo do Chi, era utilizada no começo como forma de medicina preventiva. Os melhores médicos da China eram aqueles que evitavam, acima de tudo, que seus pacientes adoecessem.
O Sistema Usui de Harmonização Natural permite canalizar e transmitir esta Energia através de suas mãos, equilibrando os canais e liberando a circulação do Ki.
Reiki para todos – Roberto King – Ed. Nova Era
Nenhum comentário:
Postar um comentário